Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Geração Y pode ter vantagem no mercado

A geração Y pode ter vantagem no mercado

Escrito por:

Não é de hoje que a Geração Y é vitima de debate, seja pelos pontos positivos, ou pelos negativos. Os jovens nascidos entre a década de 80 e 90 são constantemente analisados por seu desempenho no mundo corporativo. Resolvemos separar alguns pontos debatidos sobre esta geração para tentar ajudar a ver o que é benéfico para a sua carreira e o que não é.

Talvez o comportamento seja o mais comentado sobre a Geração Y. Ansioso, Preguiçoso, Ambicioso, Desfocados, estas são algumas características que muitos já usaram para classificar a geração. Mas, ao tentar resumir um grupo, algumas injustiças podem ser cometidas. Afinal essas denominações podem ser feitas para qualquer jovem, recém-formado e sem experiência no mundo do trabalho.

Uma das grandes vantagens que os jovens dos dias de hoje conseguem levar para o seu emprego é a familiaridade com a tecnologia. Nascido na era da Internet, a geração Y tem o domínio da ferramenta, dando maior agilidade e inovação ao seu trabalho. Um exemplo atual são as redes sociais, presente na maioria das grandes empresas.

Outra característica bem comum é a alternância de emprego. Isso pode ser visto como um fator ruim, porém a geração Y está mais interessada na oportunidade de aprender com experiência do que no salário oferecido pela empresa. Por isso às vezes o importante para ela é estar em um emprego aonde tenha satisfação e se sinta desafiada, pois gostam de desafios onde podem usar todo seu potencial.

Imediatista, a geração Y também tem a emergência pelo resultado e cargos de liderança, por ter uma grande vontade de mudanças. Algumas vezes isso pode ser prejudicial, pois ela pode se enganar achando que já sabe tudo e acreditar ser o dono da verdade. A geração Y precisa também entender que erra e que isto faz parte do aprendizado no trabalho.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Trocar muito de emprego pode prejudicar o futuro da geração Y?
Geração Y valoriza mais a oportunidade de aprender do que a remuneração, diz estudo
Geração y: ‘o que os jovens mais precisam nesse momento é de mentores’
5 defeitos da geração Y que podem virar qualidades